Confira prédios em Salvador que chamam atenção pela arquitetura diferente

Confira prédios em Salvador que chamam atenção pela arquitetura diferente

149
0

Na capital baiana, conseguimos listar pelo menos seis prédios que são, no mínimo, ‘exóticos’

Em qualquer lugar do mundo, não são só paisagens bonitas que chamam atenção, mas prédios diferentes também. Elas, muitas vezes, fazem parte do turismo da cidade e impressionam ou por serem representantes clássicas de um determinado estilo ou por serem, apenas, diferentes. Em Salvador, conseguimos listar pelo menos seis prédios que são, no mínimo, ‘exóticos’. Se você é soteropolitano certamente já passou por eles; se não é, conheça algumas das edificações que podem chamar sua atenção:

Casa do Comércio:

 

Projetado pelos arquitetos Jader Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, o prédio chama atenção de quem trafega pela avenida Tancredo Neves, um dos principais pontos empresariais da cidade. O edifício foi inaugurado em 1988, com 11 pavimentos. Lá, estão as sedes administrativas do Sesc e Senac, por exemplo, além do Cine Teatro Casa do Comércio e o restaurante Intercional do Senac.

Endereço: Av. Tancredo Neves, 1109 – Pituba, Salvador – BA

Tecnocentro:

prédiosProjetado para para abrigar empresas de Tecnologias da Comunicação e Informação, o Tecnocentro foi inaugurado em 2012 na Avenida Paralela. O edifício chama atenção pela cor, estrutura e arquitetura.

O prédio é composto de quatro pavimentos dispostos em duas alas, com salas de uso administrativo, acesso direto e visão das áreas de circulação através de paredes em vidro temperado

Endereço: R. Mundo, 121 – Trobogy, Salvador – BA

Nova Lapa:

A estação da Lapa foi reformada e reinaugurada em março de 2016, como parte da programação de aniversário da cidade. O novo prédio chama atenção pela arquitetura moderna.

Endereço: Nazaré, Salvador – BA

Mercado Modelo:

Um dos maiores pontos turísticos da cidade tem uma arquitetura bem interessante. O atual prédio que abriga o Mercado Modelo começou a ser construído em 1847, sendo inaugurado em 1868. Na época, foi considerado a segunda grande obra neoclássica da cidade. Construído originalmente com três pavimentos, incluindo o subsolo, em 1971 o prédio ganharia um mezanino, para abrigar as salas da administração, os banheiros e a barbearia.

Endereço: Praça Visc. de Cayru, s/n – Cidade Baixa, Salvador – BA

Solar Amado:

Localizado na Ribeira, o casarão foi inaugurado em 1094. A casa chama atenção nos detalhes: é envolvida em ferro fundido, importado da Inglaterra, os vidros das portas e janelas são franceses, no estilo art noveau, as paredes e o teto são pintados à mão. Em 49, o Solar foi doado à ssociação de Empregados do Comércio da Bahia, que funciona lá. O prédio e seu mobiliário foram tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Endereço: Avenida Mem de Sá, 80, Ribeira – Salvador – BA

Residencial Trapiche Adelaide:

Único residencial da lista, o Trapiche Adelaide chama atenção de quem passa pela Avenida Contorno. Localizado onde ficava o restaurante de mesmo nome, o edifício de luxo possui uma varanda de dar inveja, com vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.

Endereço: Av. Contôrno, 2 – Nova Brasília de Itapuã, Salvador – BA

 

 

 

 

Comentarios

comentarios

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta