Laboratórios particulares estão sem vacina contra febre amarela

Laboratórios particulares estão sem vacina contra febre amarela

80
0
laboratórios

Cinco laboratórios na capital não têm sequer previsão de quando novas doses chegarão

Quem quiser se proteger contra a febre amarela tem que procurar os postos de saúde do município. Na rede privada não tem vacina disponível para se imunizar de imediato em Salvador. Cinco laboratórios na capital não têm sequer previsão de quando novas doses chegarão. Cada dose da vacina custa entre R$ 200 e R$ 300.

O Centro de Vacinação Imuniza, do Grupo Leme, é o único que ainda disponibiliza a proteção, mas mesmo assim com uma fila de espera que já conta com 800 pessoas.

“A vacina está em falta no país, só tem um laboratório que fornece. Eles têm mandado lotes pequenos, com 50 doses, por exemplo”, explica a gerente técnica do centro, Tharita Teixeira.

O Sanofi é o único importador autorizado em todo o Brasil a fornecer vacina contra febre amarela, comercializada sob o nome de Stamaril.

Em nota, eles informaram que, devido ao aumento continuado da demanda, foi preciso pedir um novo lote do imunizante, que será distribuído por todo o país nos próximos dias.

Porém, a empresa não revelou qual a quantidade de vacina que vem em cada um dos lotes. A última remessa foi distribuída no mês de fevereiro.
Camaçari e Feira de Santana terão vacinação em massa

Após a confirmação do primeiro macaco morto decorrente de febre amarela silvestre, ontem, a cidade de Feira de Santana também viveu um dia de corrida em direção aos postos de saúde. Mas lá não há vacina disponível há cerca de uma semana, segundo a secretária de Saúde do Município, Denise Mascarenhas.

A cidade pretende imunizar 350 mil pessoas nos próximos meses e deve começar a vacinação em massa a partir da próxima segunda-feira (3). As doses serão distribuídas nas 120 unidades de saúde, segundo Denise.

Camaçari também é um dos municípios que tiveram confirmada a presença de febre amarela silvestre. A cidade vai receber 15 mil doses da vacina na semana que vem e mais 15 mil na outra semana.

A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), em conjunto com a Sesab, vai realizar nos próximos dias uma ação de bloqueio nas comunidades de Monte Gordo e Sucupira, onde foram encontrados macacos mortos. Será feita captura de mosquitos, aplicação de inseticida e vacinação casa a casa.

Já em Alagoinhas, 74% do público alvo já foi imunizado contra a febre amarela. Ao todo, foram identificados 23 primatas com o vírus em 13 municípios baianos.

Tira-dúvidas sobre a febre amarela

O que é febre amarela?

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus

Como ela é transmitida?

No caso da febre amarela urbana, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti

Quais os sintomas?

Febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Na forma grave, icterícia, insuficiências hepática e renal, hemorragia, cansaço intenso

Quais os riscos de contrair a doença?

Qualquer pessoa que viva nas áreas endêmicas ou as visitem ser estar imunizadas pode contrai-la

Quem pode se vacinar?

Toda a população soteropolitana que não tomou nenhuma dose da vacina nos últimos dez anos

Quem não pode se vacinar?

Grávidas, lactantes e pessoas maiores de 60 anos

Quem já tomou a vacina pode tomar outra vez?

Se a última dose foi tomada há menos de dez anos, a pessoa não deve se vacinar sob risco de contrair a doença

Quem tem alergia a ovo pode se vacinar?

Não. É preciso buscar orientação médica

Quanto tempo demora para fazer efeito?

De oito a dez dias

Comentarios

comentarios

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta